Criada em 1969 com o nome de Arpanet (ARPA = Advanced Research and Projets Agengy) pelo Departamento de Defesa norte-americano para auxiliar nas investigações militares;
Em 1981 começa a ser usada nas comunidades acadêmicas americanas com o nome Internet;
No Brasil, a rede passou a conectar as universidades no final da década de 80;
Em 1992 surgem nos Estados Unidos as primeiras empresas provedoras de acesso a Internet;
A partir de 1994 começa a ter uso comercial;
O avanço da Internet se deve basicamente:
À evolução dos recursos tecnológicos como telefone, satélite, fibras ópticas e dos computadores;
Ao aprimoramento de softwares e hardwares.
Vantagens da Internet:
a diversidade e a complexidade de informações disponíveis e a facilidade de obtê-la;
rapidez na busca das informações requeridas e por um custo reduzido;
visão geral sobre os acontecimentos em termos de mundo globalizado;
viabilidade de se comunicar de forma ágil e interativa;
propicia novas formas de interação social. Rompe a idéia de espaço.
Desvantagens da Internet:
A confiabilidade e a fidelidade dos conteúdos são por vezes questionados;
Aumento de informações sem uma perspectiva qualitativa;
Aumento do hiato entre ricos e pobres – acesso restrito às classes favorecidas.
Internet e ensino:
As instituições escolares, em sua grande maioria, ainda não concilia o ensino à realidade;
A utilização da Internet na educação pressupõe mudança de mentalidade de todos os envolvidos;
O sistema de avaliação ainda está preso à memorização e à fixação de conceitos, princípios, regras, enunciados, todos questionáveis e muitas vezes superados.
A explosão dos PCs
Brasil chega a 50 milhões de computadores em uso, volume que leva em consideração as máquinas instaladas tanto em residências quanto nas empresas (FGV);
O país deve vender em 2008 mais computadores do que aparelhos de TV pela primeira vez na história do varejo;
Uma legião de 1,7 milhão de jovens brasileiros entre 15 e 17 anos está fora da escola. Abandonaram as aulas por falta de vontade de estudar;
Análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e da Fundação Getúlio Vargar (FGV) mostram que 40% dos jovens fora da escola a deixaram por desinteresse;
A busca de emprego vem em segundo lugar (27%) como motivo da evasão escolar. Por mais que se adornem os dados - não se pode excluir, por exemplo, uma soma de dois ou mais fatores para explicar a evasão - o diagnóstico de que a escola "é chata" é incontestável.
Educação e tecnologia
Educação (do latim educare) – pode ser entendida como o processo de desenvolvimento de um ser humano com vistas a sua integração individual e social;
Tecnologia (do grego tekhné=arte, logia=ciência, tratado) – conjunto de conhecimentos que se aplica a um determinado ramo de atividade, tratamento sistemático de um tema.
Tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Tecnologias de informação – processos de produção, armazenamento e recuperação de informações em constante atualização.
Envolvem digitalização de textos, imagens, sons, hipertextos;
Tecnologias de comunicação – processos de transmissão através de dispositivos técnicos.
Envolvem circuitos eletrônicos, cabos elétricos, fibras óticas, discos, numa velocidade determinada pela largura de banda.
Tecnologias educacionais
Além dos equipamentos como o retro projetor, o vídeo, o computador, também é considerado a escola, a sala-de-aula e o livro didático;
Como incorporar as tecnologias de informação e comunicação ao processo educacional;
Em xeque estão currículos e prioridades (o que ensinar), abordagens de pedagogia e andragogia (como ensinar).
Modalidades de ensino
Educação on-line – mediação tecnológica pela conexão em rede;
Educação a distância (EAD) – supõe a separação espacial e temporal entre professor e aluno. Não depende exclusivamente da comunicação on-line;
Educação presencial – comunicação entre professor e aluno acorre face-a-face;
Educação semipresencial (híbrida ou mista) – combina as duas modalidades, presencial e EAD;
e-learning (electronic learning) – a mediação eletrônica pode ou não incluir conexão em rede;
edutainment (education + entertainment) – forma de fazer educação combinando entretenimento com aprendizado.
Educação e tecnologia – nova realidade social
Conceito de ensino
Ensino tradicional
Transmissão do conhecimento – pressupõe uma transmissão do saber daquele que sabe para aquele que o ignora ou exercer sobre alguém uma modelagem da sua inteligência e do seu saber;
Professor – detém a exclusividade de iniciativas e a função magistral daquele que tudo sabe e tudo pode para educar e instruir aquele que nada sabe e nada pode (magistrocentismo);
Avaliação– memorização, repetição de informações repassadas, não desenvolve compreensão, análise, síntese e nem construção do conhecimento (educando para acriticidade).
Aspectos educacionais
agente
Educação tradicional
Nova tecnologia
Professor
Especialista
Facilitador
Aluno
Receptor passivo
Colaborador ativo
Ênfase educacional
Memorização dos fatos
Pensamentos ativos
Avaliação
Do que foi retido
Da interpretação
Método de ensino
Repetição
Interpretação
Acesso ao conhecimento
Limitação ao conteúdo
Sem limites
Nota: Não se trata de substituir o sistema de ensino existente, mas é imprescindível combinar as ferramentas tecnológicas e os métodos tradicionais de forma a melhorar a qualidade de ensino.
Perfil do educador
Nova postura do educador para a nova geração de alunos – era da comunicação e informação;
Motivar o aluno a aprender e a pensar, atuando como uma espécie de animador;
Professor e alunos aprendem ao mesmo tempo. (Boa parte das crianças e adolescentes domina com maior facilidade o manuseio da máquina);
Assumir função de orientador da pesquisa e de facilitador da aprendizagem;
A atuação do professor em ambiente informatizado exige uma nova dinâmica:
Ser mais pesquisador do que transmissor;
Ser mais reflexivo do que memorizador;
Não é mais aquele que apenas ensina, mas o que aprende permanentemente;
Passar da educação baseada na transmissão da informação para a aprendizagem e construção do conhecimento.
Uso da Internet na educação presencial
Pesquisa – individual e grupal ou colaborativa;
Comunicação – correio eletrônico, chats;
Ferramenta construtivista – desenvolve intuição por descoberta através de acerto e erro.
WebQuest – é uma metodologia de aprendizagem que usa a Internet para a elaboração do exercício escolar e para as respectivas pesquisas. Foi desenvolvida em 1995 pelo professor Bernie Dogde da universidade estadual da Califórnia, EUA. Essa metodologia pode ser aplicada através da ferramenta WebLog ou, simplesmente, Blog e, assim, passa a ser conhecida, também, como BlogQuest. Veja um exemplo do uso da metodologia WebQuest, clicando aqui.
(A utilização pedagógica da Internet é um desafio que os professores estão enfrentando).
TICs e o processo de aprendizagem
Os alunos hoje convivem com outras fontes de informação – televisão, computador, internet;
O computador como ferramenta pedagógica ainda acontece de modo eventual, em muitas escolas;
A influência do computador no desenvolvimento do aluno como um ser social é indiscutível;
A escola não pode ter como recurso didático tão-somente o quadro-de-giz ou, quando muito, retro projetor: é preciso dispor de modernos laboratórios de informática;
O uso das novas tecnologias de forma planejada contribui para a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
Em muitas escolas os alunos não se sentem motivados ao estudo, porque o mundo da escola é, muitas vezes, dissociado do cotidiano de modo geral;
A grande maioria das escolas públicas utilizam o computador porém calcada no ensino tradicional, sem privilegiar a pesquisa e a colaboração;
Novas tecnologias trazem desafios organizacionais como o romper com modelos pré-estabelecidos não é coisa muito fácil e rápida;
Políticas públicas precisam investir mais nos professores e que cada professor repense suas práticas pedagógicas;
As tecnologias de informação e comunicação, exigem repensar valores, conceitos e práticas;
A escola plugada na pedagogia deve buscar um currículo desenvolvido a partir do princípio da interatividade e conexidade;
A cultura da transmissão do conhecimento ainda está enraizada em nossa sociedade, dificultando o desenvolvimento de propostas educativas mais abertas que estimulem uma postura ativa e autônoma dos alunos.
A educação na era da tecnologia
As novas tecnologias mudam os campos do saber e da vida humana e exigem novos formatos de ensinar e aprender;
O computador está cada vez mais presente fora da escola;
Como incorporá-lo ao processo educacional, distinguindo tarefas em que sua utilização é fundamental de outras em que sua contribuição não é necessária;
Atualmente nenhuma escola pode se furtar ao ensino mediado ou auxiliado pelo computador;
O computador é aceito com muita facilidade e fascínio por esta nova geração;
O professor está frente a uma nova pedagogia: uma aprendizagem centrada na tela;
A sociedade oferece recursos que atraem alunos como televisão, video game e outro aparelhos eletrônicos, levando-os ao desinteresse pelas atividades propostas no cotidiano escolar;
Compromisso da escola com novas tecnologias da informação e da comunicação. Crise de paradigmas;
Quebra do paradigma instrucionista, passando para o modelo construcionista, cuja enfase está na aprendizagem ao invés de estar no ensino: o aluno, por meio do computador, constrói seu próprio conhecimento;
O computador funciona como meio didático cujos recursos levam a uma nova ação pedagógica, motivando e despertando a curiosidade do aluno;
A tecnologia da informação e da comunicação, tão presente na vida, muitas vezes, ainda tão distante do contexto escolar.
Conceitos relacionados
Educação (do latim educatione)
ação de criar, de nutrir; cultura, cultivo.
O conceito de educação pode ser entendido como o processo de desenvolvimento de um ser humano com vistas à sua integração individual e social, envolvendo aspectos humanos, cognitivos, emocionais, sociopolíticos e culturais.
Educação (dic.Aurélio)
1. processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social;
2. conhecimento e prática dos usos de sociedade; civilidade, delicadeza, polidez, cortesia (bem-educado).
Educar
1. promover a educação;
2. transmitir conhecimento a; instruir.
tornar apto, destro, capaz para determinada tarefa ou atividade. Sin. – habituar, acostumar, adestrar, habilitar.
Doutrinar
1. conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico e científico;
2. cortezia cristã;
3 ensinamento, pregação;
4. opinião de autores;
5 texto de obras escritas;
6. regra, preceito, norma.
A aprendizagem
ocorre notadamente graças a um esforço espontâneo do discente e no qual o professor exerce apenas uma função de guia amigável.
Tabula rasa – (loc. latina)
por de lado as idéias adquiridas ou as instituições estabelecidas, para começar tudo de novo. Pronúncia: tábula rasa.
Pedagogia
a arte e a ciência de conduzir as crianças. Trata da formação de crianças.
O objetivo da pedagogia não é ensinar matérias específicas, mas desenvolver a capacidade de aprender do sujeito – aprender a aprender, aprender a descobrir, aprender a inventar. Desenvolver as capacidades da criança de aprender, descobrir e inventar.
Andragogia
trata da formação de adultos.
Atitudes do professor diante do aluno:
Cordialidade – fazer sentir-se bem vindo;
Autenticidade – não criar expectativas falsas;
Empatia – colocar-se no lugar do outro.
Virtualidade
desterritorialização de uma entidade que, embora real, não pode ser fixada em nenhuma coordenada espaço-temporal.
Realidade virtual
pode referir-se a um software de simulação de ambientes que permita ao usuário interagir com os objetos ali encontrados como estivesse dentro do ambiente simulado.
A globalização e a informatização
caracterizam um novo tipo de sociedade, denominada sociedade da informação ou sociedade do conhecimento.
Teorias educacionais:
Racionalismo
o desenvolvimento intelectual é determinado pelo sujeito e não pelo meio, ou seja, de dentro para fora. O indivíduo nasce inteligente. A inteligência seria uma capacidade inata do homem.
Empirismo
o desenvolvimento da inteligência humana não é determinada pelo sujeito, e sim pelo meio ambiente, ou seja, de fora para dentro. Tabula rasa.
Cognitivismo
estudo científico da aprendizagem como mais do que um produto do ambiente, de pessoas ou de fatores externos ao aluno. Cognição: conhecimento, percepção.
Comportamentalistas ou Behaviorista
o objeto central do estudo é o comportamento humano. A aprendizagem é simplesmente definida como a aquisição de um novo comportamento.
Construtivismo
enfatiza a necessidade da educação estar engajada com as experiências de vida. O aluno deve ser colocado diante de situações discrepantes, de modo que a aprendizagem se dê através de descoberta.
Bibliografia
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LAMPERT, Ernâni. As interfaces entre a Internet e a educação. In: Tecnologia educacional, v. 30-31, n. 159-160, p. 43-55, out./dez. 2002-jan./mar. 2003.
BARBOSA, Rommel Melgaço. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre : ArTmed, 2005. ix, 182 p, il.
BORTOLINI, Armando Luiz; SOUZA, Valdemarina Bidone de Azevedo e. Mediação tecnológica: construindo e inovando. São Paulo : EDIPUCRS, 2003. 443p, il.
FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo : Ed. SENAC, 2004. 215 p, il.
SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo : Loyola, 2003. 512 p, il.