Excel - Fórmulas e funções

 
 
Sumário:
  • Introdução
  • Planilha Salários
  • Sintaxe da função lógica SE
  • Cálculo do aumento (coluna C)
  • Novo salário (coluna D)
  • Classe (coluna E)
  • Salário líquido (Coluna F)
  • Soma (linha 9)
  • Conclusão

Introdução

A planilha Excel da Microsoft é uma poderosa ferramenta que oferece inúmeros recursos para analisar e apresentar informações. O uso de fórmulas pode ajudar você a tabular e analisar os dados em uma planilha. Com a utilização de fórmulas, é possível executar qualquer operação, seja ela aritmética, de lógica, financeira, trigonométrica e de classificação, entre outras.

Planilha Salários

É conveniente adiantar que não é objeto desse trabalho examinar formatação ou discutir a apresentação visual de planilha.
Considere a seguinte planilha (figura 01) a ser elaborada, onde se deve calcular com base no salário atual do funcionário, o aumento salarial proposto, o novo salário, a classe salarial e o novo salário líquido.

sal1
Figura 01

As fórmulas devem ser desenvolvidas com base na tabela apresentada nas linhas 12 a 16 dessa mesma planilha. Elas também devem ser elaboradas de modo que, em se modificando os valores na planilha, estes reflitam automaticamente nos resultados. Isto significa que você deve trabalhar com referências de células, evitando o uso de valores literais. Por exemplo, se a célula A1 contém o valor 100 e a célula A2, o valor 200, a fórmula para mostrar a soma na célula A3, seria primeiro posicionar o cursor nesta célula e escrever =A1+A2, utilizando, portanto, as referências e não os valores.

Sintaxe da função lógica SE

=SE(testeLógico; valorSeVerdadeiro; valorSeFalso)

O sinal de igualdade denota que o que se segue refere-se a uma função ou operação matemática;
a palavra SE descreve o nome da função e não precisa, necessariamente, ser escrita com letras maiúsculas;
testeLógico é a expressão que será avaliada e se o resultado dessa avaliação for verdadeiro, o sistema retorna o valorSeVerdadeiro, se for falso, retorna o valorSeFalso. A função deve ser delimitada por parênteses.

Cálculo do aumento (coluna C)

  1. Objetivo: apurar o valor do aumento salarial, aplicando o percentual de aumento constante nas células C13 a C16 (C13:C16) de acordo com a faixa salarial (B13:B15) do funcionário.

Posicione o cursor do mouse na célula C4 para digitar a fórmula abaixo. Podem ser deixados espaços em branco antes e depois dos operadores e operandos (referências de células). Para entrar com a referência, por exemplo, $B$13, digite apenas B13 e, em seguida, tecle F4 para inserir os cifrões.
Outra forma, considerada mais fácil e ágil, de entrar com a referência de célula é clicar nela. Por exemplo, em vez de digitar B4, clique na célula B4 e o sistema faz o registro automático dessa célula na fórmula.

Assim, com o cursor do mouse pousado na célula C4, aplique a fórmula que segue:

=SE(B4 <= $B$13; B4 * $C$13; SE(B4 <= $B$14; B4 * $C$14; SE(B4 <= $B$15; B4 * $C$15; B4 * $C$16)))

sal2
Figura 02

Agora, vamos esmiuçar a fórmula para melhor compreenção. A primeira parte, resume-se a uma avaliação feita através do operador de comparação (menor que ou igual a) e um argumento:

=SE(B4<=$B$13;B4*$C$13;

=SE(
O sinal de igualdade “=” indica início de uma fórmula, a palavra “SE” é o nome da função e indica o tipo de operação, no caso uma operação lógica, e o símbolo “(“ abre a fórmula, fazendo par com o fecha parêntese no final.

B4<=$B$13;
B4 é a célula que armazena o salário atual do funcionário Antônio, conteúdo a ser comparado com o da célula B13 que contém o valor da 1ª faixa salarial. O operador <= (menor que ou igual a) efetua a comparação dos valores e o “;” (ponto e vírgula) indica o final dessa expressão lógica.

O cifrão ($), que aparece antes da letra e antes do número, fixa a coluna e a linha da célula, respectivamente, configurando uma referência ou endereço absoluto e imutável, ou seja, em operação de cópia, o sistema retém o endereço da célula de modo que esta referência permaneça fixa, ao passo que, a célula  sem cifrão, ao ser utilizada num comando de cópia, assume endereço relativo ao da célula de destino, isto é, o endereço ou a referência de célula, representada pela letra da coluna e número da linha, é ajustada, automaticamente, à da célula de destino.

B4*$C$13;
Se o resultado da avalição (B4<=$B$13) for verdadeiro, o sistema retorna o produto obtido da multiplicação do conteúdo da célula B4 pelo da célula C13. O ; (ponto e vírgula) encerra este cálculo.
Se o resultado da avaliação (B4<=$B$13) for falso, o sistema avalia a expressão de teste seguinte.

SE(B4<=$B$14;B4*$C$14;
Se o resultado da avalição (B4<= $B$14) for verdadeiro, o sistema retorna o resultado do cálculo B4 x C14. Se a avaliação resultar em falso, o sistema avalia a expressão de teste que se segue.

SE(B4<=$B$15;B4*$C$15;B4*$C$16
Da mesma maneira, esta instrução SE é o argumento valorSeFalso para a instrução SE anterior. O argumento B4*$C$15 é retornado se a expressão testeLógico for avaliada como verdade, caso contrário, o sistema retorna o resultado do segundo argumento dessa função: B4*$C$16.

Nota: É importante observar que em qualquer função, quando a avaliação de um testeLógico resultar em verdadeiro, o sistema executa a operação especificada no argumento valorSeVerdadeiro e abandona os demais testes-lógicos, se houverem na função em análise.

Por fim, feche os três parênteses que foram abertos e dê Enter para encerrar esta função e dispor o resultado na célula C4.

  1. Cópia da função lógica SE

Efetue cópias dessa função, clicando na célula C4 que armazena a instrução que você acabou de criar e, em seguida, posicione o ponteiro do mouse na alça de preenchimento do cursor de seleção (figura 03); Quando o ponteiro mudar para a forma de um sinal “+”, clique no botão esquerdo do mouse e, mantendo-o pressionado, arraste o cursor até a célula C8 e, então, libere o botão do mouse.

Observe que após a realização da cópia, a referência relativa B4, na linha 5 da planilha, passa a ser B5, na linha 6, B6 e assim por diante. Para comprovar esta afirmação, basta clicar em uma das células que receberam cópias, por exemplo, clique em C5 e verifique que a fórmula apresenta a referência relativa B5. Clique, em seguida, na barra de fórmula no final dela e o Excel mostrará as células envolvidas no cálculo em cores distintas com o propósito de facilitar a verificação visual de seu conteúdo.

sal3
Figura 03
Novo Salário (Coluna D)
  1. Objetivo: Efetuar a soma Salário atual + Aumento de cada funcionário

Posicione o cursor na célula D4 onde será armazenado o primeiro valor de soma. Clique na seta à direita do botão AutoSoma na barra de ferramentas Padrão e da lista de funções que é aberta, escolha Soma; o sistema sugere a soma das células B4+C4, através de uma linha pontilhada circulando em torno destas células (figura 04); Pressione a tecla Enter para aceitar e registrar o valor de soma na célula D4.
Outra maneira de efetuar essa soma é digitar ou clicar sobre as referências de células; após posicionar o cursor na célula D4, por exemplo, digitar o símbolo = ,que indica tratar-se de uma fórmula, em seguida, digitar ou clicar na célula B4; digitar o sinal de soma: + e depois digitar ou clicar em C4. Ao término desta operação você teria a seguinte expressão: =B4+C4.

sal4
Figura 04

  1. Cópia da fórmula de Soma

Posicione o cursor do mouse na célula D4 e copie essa instrução, clicando na alça de preenchimento do cursor de seleção e, mantendo o botão do mouse pressionado, arraste-o até a célula D8.

Classe (coluna E)

  1. Objetivo: determinar a classe ou categoria salarial com base no novo salário e de acordo com as faixas salariais, células B13:B15.

Posicione o cursor do mouse na célula E4 e aplique a seguinte fórmula (figura 05):

=SE(D4<=$B$13;$A$13;SE(D4<=$B$14;$A$14;SE(D4<=$B$15;$A$15;$A$16)))

Os testes lógicos são análogos aos aplicados na elaboração da fórmula SE anterior. A interpretação dessa fórmula pode ser enunciada da seguinte maneira:

  • Se D4 (Novo Sal.: 600,00) for menor ou igual a B13 (faixa salarial 1.000,00), então E4 recebe a designação de classe A1; caso contrário,
  • se D4 (Novo Sal.: 600,00) for menor ou igual a B14 (faixa salarial 3.000,00), então E4 recebe a designação de classe A2; caso contrário,
  • se D4 (Novo Sal.: 600,00) for menor ou igual a B15 (faixa salarial 5.000,00), então E4 recebe a designação de classe B1; caso contrário, E4 recebe a designação de classe B2.
sal5
Figura 05
  1. Cópia dessa função

Posicione o cursor do mouse em E4 e faça cópias dessa função, clicando na alça de preenchimento do cursor de seleção e arrastanto o cursor até a célula E8.

Salário líquido (coluna F)

  1. Objetivo: calcular o salário líquido, deduzinto do novo salário (coluna D) o percentual constante nas células D13:D16, segundo a faixa de salários (B13:B15).

Posicione o cursor do mouse na célula F4 e atribua a fórmula que segue:

=SE(D4<=$B$13;D4*(1-$D$13);SE(D4<=$B$14;D4*(1-D$14);SE(D4<=$B$15;D4*( 1-$D$15);D4*(1-$D$16))))

Aqui também os testes lógicos são semelhantes, o que muda é a referência de célula que passa ser a D4.

Interpretação da fórmula:

  • Se D4 (600,00) for menor ou igual a B13 (1.000,00), então é atribuído à F4 o resultado de D4 * (1-D13), ou seja , 600,00 * (1,0 – 0,00); caso contrário,
  • se D4 (600,00) for menor ou igual a B14 (3.000,00), então é atribuído à F4 o resultado de D4 * (1-D14), ou seja , 600,00 * (1,0 – 0,02); caso contrário,
  • se D4 (600,00) for menor ou igual a B15 (5.000,00), então é atribuído à F4 o resultado de D4 * (1-D15), ou seja , 600,00 * (1 – 0,03); caso contrário, é atribuído à F4 o resultado de D4 * (1-D16), ou seja , 600,00 * (1 – 0,05)

Nota: os valores numéricos digitados seguidos do símbolo % (porcentagem), quando utilizados em cálculos, o sistema os considera divididos por 100. Por exemplo, 5% digitado numa célula de planilha é considerado em qualquer operação de cálculo como 0,05.

  1. Cópia da fórmula do salário líquido

Posicione o cursor do mouse na célula F4 (figura 06) e copie para as demais linhas, clicando na alça de preenchimento do cursor de seleção e, mantendo o botão do mouse pressionado, arraste-o até a célula F8.

sal6
Figura 06
Soma (linha 9)
  1. Objetivo: efetuar a soma das colunas B, C, D e F

Posicione o cursor do mouse na célula B9; clique na seta à direita do botão AutoSoma na barra de ferramentas e ao abrir a lista de funções, escolha Soma e, em seguida, pressione a tecla Enter. Efetue a cópia dessa fórmula para as demais colunas citadas. A figura 09 mostra a planilha final desse exercício de cálculos e funções.

sal8
Figura 08
Conclusão

Você pode alterar os códigos de classe, valores de faixas salariais e índices de aumento e de desconto que o sistema refaz os cálculos e exibe a nova posição, automáticamente. Por exemplo, se a projeção final do novo salário tenha-se revelado além ou aquém do valor orçado, você pode experimentar outros índices de aumento salarial e imediatamente verificar seu resultado.